mercado de estética brasileiro não para de crescer. Entre as novidades do setor, as franquias de sobrancelhas apresentam um modelo de negócio atrativo para quem quer investir no segmento.

Com serviços especializados em sobrancelhas – design de sobrancelhas e micropigmentação, por exemplo – essas franquias conseguem disponibilizar modelos enxutos e com alta rentabilidade.

➥ Quer trabalhar em casa? Baixe nosso guia de franquias home based

“Estética e beleza é um dos setores da economia que menos sentiu a crise. Este mercado é indicado como um dos segmentos que mais crescem no país e é considerado um dos mais promissores”, comenta Alexandre Prado, coach de desenvolvimento humano e especialista em finanças.

O Brasil tem um dos maiores mercados de beleza e estética do mundo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o país fica atrás apenas de Estados Unidos e China em consumo de produtos.

No mercado de franquias, o setor também é forte. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 17% em faturamento no primeiro trimestre de 2017, somando um total de 6,914 bilhões de reais. O número de unidades também cresceu, aumentando 5% em relação ao mesmo período de 2016.

Para diversificar os serviços oferecidos, aumentar o tíquete médio e atrair mais clientes, várias redes oferecem outros serviços além dos próprios para sobrancelhas. Há marcas que trabalham com depilação facial, serviços para unhas e venda de cosméticos, o que ajuda a conseguir destaque frente à concorrência.

“Esse setor apresenta alta concorrência: o número de prestadores de serviços tem aumentado substancialmente. Além disso, há um grande volume de prestadores de serviços não regularizados ou informais, o que aumenta ainda mais a concorrência e contribui para reduzir o preço praticado no mercado”, aponta Alexandre.

Na hora de escolher a rede em que vai investir, o empreendedor deve procurar por franqueadoras que assegurem a qualidade do serviço – o atendimento é um ponto crucial para o sucesso do negócio.

Alexandre aconselha que o candidato analise com atenção os diferenciais dos serviços e das técnicas oferecidos pela franquia, além de verificar qual é a política de atualização e treinamentos tanto para o franqueado quanto para sua equipe de colaboradores.

“Trata-se de uma atividade em constante atualização, o que exigirá permanente investimento de tempo e dinheiro em cursos e aprendizado de novas técnicas”, ressalta o especialista.

A seguir, você confere algumas opções de franquias de sobrancelhas. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou foram informados pelas próprias empresas.

Sóbrancelhas

Além de ser especializada em serviços de design de sobrancelhas e micropigmentação, a Sóbrancelhas oferece aplicação de henna, alongamento de cílios, epilação egípcia, limpeza de pele e tintura para sobrancelhas e cílios. A marca conta ainda com uma linha de produtos cosméticos faciais. São dois modelos de negócio disponíveis para o franqueado: loja ou quiosque. A rede conta com mais de 170 unidades franqueadas em todo o Brasil.

Investimento total: R$ 100 mil a R$ 160 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: R$ 1,8 mil (fixo)
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 8 a 18 meses

Sobrancelhas Design

Além de oferecer serviços como design de sobrancelhas e depilação facial, a Sobrancelhas Design também trabalha com a venda de cosméticos. A marca tem uma linha própria com mais de 30 produtos para sobrancelhas, olhos, boca e rosto. A Sobrancelhas Design tem hoje 270 unidades ativas no Brasil e 14 no exterior. O investidor pode optar por franquias de loja ou quiosque.

Investimento total: R$ 111 mil a R$ 395 mil
Taxa de franquia: R$ 21 mil a R$ 60 mil
Royalties: 8% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70 mil (loja)
Prazo de retorno: 5 a 18 meses

Spa das Sobrancelhas

O Spa das Sobrancelhas é especializado em design de sobrancelhas, oferecendo também outros serviços estéticos para sobrancelhas, cílios e técnicas de estética facial. A marca também conta com produtos para cuidados e limpeza da pele, maquiagens e uma linha com foco no público masculino. Com mais de 330 unidades em funcionamento no país, o Spa das Sobrancelhas oferece modelos de franquias de loja ou quiosque.

Investimento total: R$ 99,9 mil a R$ 162 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil a R$ 52 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 25 mil a R$ 30 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

BeautyB

A BeautyB é uma rede com modelo de negócios enxuto com foco na oferta de serviços “express” para rosto e unhas. A marca oferece serviços como design de sobrancelhas, alongamento de cílios, esmaltação permanente e unhas de gel. A empresa tem plano de expansão nacional e espera abrir 100 unidades até 2018.

Investimento total: R$ 69,9 mil
Taxa de franquia: R$ 29,9 mil
Royalties: R$ 1 mil (fixo)
Faturamento médio: R$ 42 mil
Prazo de retorno: 10 a 18 meses

Brow Bar – Bar de Sobrancelha

A Brow Bar oferece uma série de serviços estéticos para sobrancelhas, incluindo design, coloração e micropigmentação, além de depilação facial à linha. Além do público feminino, a rede também oferece serviços para sobrancelhas e face como foco no público masculino.

Investimento total: R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 8% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 13 a 20 meses

Showbrancelhas

A Showbrancelhas oferece serviços de design, coloração, micropigmentação e recuperação de sobrancelhas, além de depilação facial e serviços estéticos para cílios – alongamento, permanente e coloração. A rede também oferece uma técnica exclusiva de dermopuntura e uma linha de produtos para cuidar das sobrancelhas.

Investimento total: R$ 65,13 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 10 a 12 meses

Sobrancelha Geométrica

A Sobrancelha Geométrica é uma rede especializada em design de sobrancelhas e micropigmentação, e que oferece cursos técnicos nessa área. Um dos diferenciais da rede é a consultoria prévia com o cliente, que inclui medição antropométrica com uma régua própria e simulação dermatográfica.

Investimento total: R$ 80 mil a R$ 120 mil
Taxa de franquia: variável de 3,5% a 5,6%
Royalties: 8%
Faturamento médio: R$ 28 mil a R$ 60 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

Centro das Sobrancelhas

O Centro das Sobrancelhas oferece serviços para o público feminino e masculino, com foco em sobrancelhas e estética facial. Além de design e micropigmentação de sobrancelhas, a rede trabalha com micropigmentação para cobertura de cicatrizes, contorno de boca e couro cabeludo, entre outros. A franqueadora disponibiliza dois modelos de franquias: loja de rua e store-in-store.

Investimento total: R$ 80 mil a R$ 130 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil a R$ 40 mil
Royalties: 4,5% ou R$ 800 fixo
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 65 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses