As franquias de beleza e estética, saúde e esporte têm apresentado ótimo desempenho no franchising brasileiro, com crescimento de 15,4% em números de unidades franqueadas em 2015 em relação a 2014, segundo levantamento realizado pelo portal TOP Franquias. Os dados oficiais são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
O segmento das franquias de beleza e estética, saúde e esporte apresentou faturamento de R$ 25 bilhões em 2015, ainda segundo a ABF, 8,1% a mais que o registrado em 2014, e com crescimento de 11,9% acima do PIB do Brasil.
Estes números comprovam que a população está cada vez mais preocupada com a saúde e bem-estar, apesar da frágil situação da economia brasileira.
Caminhando na contramão de outros segmentos, as franquias de beleza e saúde provavelmente alcançarão o segundo lugar no ranking de todos os segmentos do franchising, tanto em número de unidades, quanto em faturamento, ao final de 2016.
A franquia O Boticário, presente na categoria de franquias de cosméticos e perfumaria, é a primeira colocada do franchising, sendo a marca que mais possui franquias: são 3.750 unidades (dados reunidos até o fim de 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising).
Investir em uma marca deste segmento requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor, pois a busca e exigência por serviços de cuidados pessoais cresce a cada dia.
O investidor também deve gostar de servir pessoas e ter desejo evidente pelo bem-estar de outrem. A franquia deve incorporar o sentimento de que beleza e estética caminham de mãos dadas com a autoestima, saúde e bem-estar.
Por este motivo, apenas as empresas melhor estruturadas estão em evidência e com crescimento acentuado. Por esse motivo, é importante que você pesquise muito sobre franquias, para tomar a melhor decisão sobre a marca que irá investir no segmento de beleza e estética, saúde e esporte.
Dentro das franquias de saúde, merece atenção a rede de drogarias Farmais, e também a franquia Hoken, fornecedora de purificadores de água, que possui mais de 900 franquias em operação no Brasil. A franquia Óticas Carol também figura entre os principais players do mercado.
Entre as franquias de academias, estão entre as principais a rede Emagrecentro Fitness, Invicta, Formula Academia e Smart Fit.
Já no segmento das melhores franquias de beleza e estética, ramo que quebra recordes anualmente, a franquia Emagrecentro, a franquia Embelleze e a Onodera podem ser consideradas os destaques.
Há também opções de franquias especializadas em unhas, como a D-Unhas e Cia das Unhas, que promovem desde opções diferenciadas de esmalte ao cliente, até tratamento de unhas. As franquias de esmalteria, em geral, oferecem grandes variedades.
Dentro das franquias de estética, encontram-se as franquias de depilação, que possuem marcas como Spa das Sobrancelhas, Sóbrancelhas, Centro das Sobrancelhas, Light Depil e Não+Pêlo. Este ramo está em uma constante crescente devido ao aumento do público preocupado com a aparência.
Balanço do segmento
Vantagens
- Projeções extremamente otimistas por especialistas
- Brasil é o terceiro maior mercado do mundo no segmento
- Mercado cada vez mais preocupado com bem estar e saúde
- Algumas marcas oferecem opções de franquias baratas no segmento
Desafios
- Público exigente
- Investimento geralmente acima dos R$ 100 mil
Matéria Original: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/pensando-em-abrir-uma-franquia-de-beleza-ou-saude-veja-o-balanco-do-segmento/99821/